Antes das redes de computadores o material de aprendizagem era muito limitado tendo os professores, os livros didáticos e as enciclopédias da região como meio de consulta. Com a chegada da conexão dos computadores à internet ouve um maior acesso às informações, e atualmente esse acesso é praticamente ilimitado, tendo videoaulas, pesquisas acadêmicas, matérias didáticas e cursos disponíveis em grande quantidade e gratuitamente.
Enciclopédia Barsa |
Evolução da tecnologia educacional
Antes das redes de computadores o meio educacional já buscava formas de melhorar a aprendizagem através da tecnologia. Se podemos dizer que tecnologia é o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na atividade humana, então a educação sempre a utilizou, segundo Demerval Bruzzi, ex-diretor do Ministério de Educação do Brasil.
Como, por exemplo, o Hornbook (Um livro de cornetas que servia como cartilha para alfabetizar crianças e ensinar a escrever textos religiosos na Inglaterra em 1450, ou antes), o Ferule (uma vara de madeira usada para apontar coisas na lousa e bater em crianças(essa parte não é muito legal), de 1850 a 1870), o Magic Lantern (um antigo projetor de slide, surgiu em 1870), o quadro negro(1890), o lápis, a calculadora, a caneta e outros até chegar aos computadores.
Magic Lantern |
A ferramenta para aumentar a eficiência da aprendizagem
Um dos precursores do computador como ferramenta de ensino foi a Máquina de ensinar de Skinner em 1950. Burrhus Frederic Skinner a partir do estudo do comportamento de pombos e ratos de laboratório desenvolveu uma ferramenta com o propósito de ensinar pessoas usando o conceito de instrução programada.
Observou-se que a mediação humana pode interferir no processo de aprendizagem do sujeito. Então foi feita a proposta que o reforço deveria ser por intermédio de máquinas, de modo que não houvesse decaimento na aprendizagem, já que para uma boa absorção a pessoa deveria receber um reforço positivo logo após a sua resposta correta a um estímulo anterior.
Observou-se que a mediação humana pode interferir no processo de aprendizagem do sujeito. Então foi feita a proposta que o reforço deveria ser por intermédio de máquinas, de modo que não houvesse decaimento na aprendizagem, já que para uma boa absorção a pessoa deveria receber um reforço positivo logo após a sua resposta correta a um estímulo anterior.
Máquina de ensinar de Skinner |
A máquina de ensinar de Skinner
Redes e a melhora na educação
Depois da invenção da web em 1989 a 1991 criaram-se fóruns, sites, plataformas educacionais para o compartilhamento de informações que revolucionaram a forma de pesquisar e de debater, deixando de lado os meios menos produtivos de chegar até a informação.
Além dos meios de pesquisa, a tecnologia integrada as salas de aula otimizam o tempo como encurtar o processo de cópias de textos para dar mais espaço a explicação e debates sobre o assunto, aulas mais dinâmicas e menos monótona com o acréscimo de slides, vídeos, filmes e jogos, além de interatividade com a matéria fora do âmbito escolar através de atividades complementares online que se encaixam no tempo de aprendizagem de cada aluno.
Uns dos grandes benefícios também, foi a inclusão de estudantes com deficiência que, com a tecnologia está criando ferramentas ajustadas as suas necessidades para não impedir e nem desmotivar o seu desenvolvimento.
Outro impacto é a melhora da educação em algumas regiões afastadas dos grandes centros que já possuem equipamento de informática, pois nesses lugares a educação sempre foi desprivilegiada e desmotivada pelo país.
Contudo, mesmo com a tecnologia disponível para grande parte do país, a integração com a educação principalmente no ensino fundamental a médio é lenta, pois as escolas não estão totalmente preparadas para adotar essas novidades.
Depois da invenção da web em 1989 a 1991 criaram-se fóruns, sites, plataformas educacionais para o compartilhamento de informações que revolucionaram a forma de pesquisar e de debater, deixando de lado os meios menos produtivos de chegar até a informação.
Além dos meios de pesquisa, a tecnologia integrada as salas de aula otimizam o tempo como encurtar o processo de cópias de textos para dar mais espaço a explicação e debates sobre o assunto, aulas mais dinâmicas e menos monótona com o acréscimo de slides, vídeos, filmes e jogos, além de interatividade com a matéria fora do âmbito escolar através de atividades complementares online que se encaixam no tempo de aprendizagem de cada aluno.
Uns dos grandes benefícios também, foi a inclusão de estudantes com deficiência que, com a tecnologia está criando ferramentas ajustadas as suas necessidades para não impedir e nem desmotivar o seu desenvolvimento.
Outro impacto é a melhora da educação em algumas regiões afastadas dos grandes centros que já possuem equipamento de informática, pois nesses lugares a educação sempre foi desprivilegiada e desmotivada pelo país.
Contudo, mesmo com a tecnologia disponível para grande parte do país, a integração com a educação principalmente no ensino fundamental a médio é lenta, pois as escolas não estão totalmente preparadas para adotar essas novidades.
Fontes:
https://simulare.com.br/blog/avancos-tecnologicos-impacto-positivo-educacao/
O Impacto da Tecnologia na Educação:
https://direcionalescolas.com.br/o-impacto-da-tecnologia-na-educacao/
Avanços tecnológicos e seus impactos na Educação:
https://www.infoescola.com/pedagogia/avancos-tecnologicos-e-seus-impactos-na-educacao/
Tecnologia na educação - contexto histórico, papel e diversidade:
http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/IV%20Jornada%20de%20Didatica%20Docencia%20na%20Contemporaneidade%20e%20III%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD/TECNOLOGIA%20NA%20EDUCACAO%20CONTEXTO%20HISTORICO%20PAPEL%20E%20DIVERSIDADE.pdf
A história da tecnologia na educação:
https://www.ambersistemas.com.br/historia-da-tecnologia-na-educacao/
História das redes de computadores:
https://www.oficinadanet.com.br/post/10123-historia-das-redes-de-computadores
Skinner fala sobre a Maquina de Ensinar:
https://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20
Hornbook:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hornbook
Foto da Ferule (1850-1870):
https://www.flickr.com/photos/130560123@N04/16441015203
Magic Lantern:
https://en.wikipedia.org/wiki/Magic_lantern
Máquina de ensinar de Skinner:
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_ensinar_de_Skinner
Burrhus Frederic Skinner:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner
Primeira imagem:
https://attract-ti.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário