A evolução da economia através da tecnologia



A evolução da economia através da tecnologia:



História sobre o início da economia:

Primeiro banco do Brasil
A moeda surgiu em diversas civilizações, com diversas formas de representação do valor monetário:conchas, o sal, o ouro, a prata etc. Em uma acepção mais estrita, a palavra moeda refere-se a aparição de pedaços de metal estilizados e cunhados por uma instância governativa. A função das moedas metálicas e, posteriormente, do papel moeda, foi, pois, facilitar as trocas comerciais.

Caixa Eletrônico
O surgimento das operações bancárias foi simultâneo ao surgimento da moeda, na medida em que o surgimento desta logo criou a necessidade de instituições que a guardassem e emprestasse. O nome "banco", porém, foi criado pelos banqueiros judeus de Florença na época do Renascimento, designando a mesa onde eram trocadas as moedas. Em 1406, foi criado aquele que é considerado o primeiro banco moderno: o Banco di San Giorgio, em Gênova. Em 1983, o Banco da Escócia se tornou o primeiro banco a oferecer serviços eletrônicos, tendência esta que vem se ampliando continuamente desde então no mundo inteiro.



A era digital:
Em torno do final da década de 1980, logo após a Era Industrial, iniciou-se um novo período chamado de Era Digital ou Era da Informação. Essa nova fase trouxe consigo novas tecnologias que remontam os primeiros anos da década de 1970, como microprocessador, fibra ótica, rede de computadores e computador pessoal. As opiniões divergem sobre o momento em que ocorreu essa passagem de Eras, mas ficou caracterizada de “firma”, onde ocorreu a substituição da mão-de-obra do homem pela maquinaria.

A estrutura econômica também vem se transformando ao longo dos anos juntamente com o desenvolvimento tecnológico. A tecnologia pode ser entendida como um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Assim como um conjunto de ideias, conhecimentos e métodos para construir algo de forma racional. Já o desenvolvimento pode ser acentuado como “um processo dinâmico de melhoria, crescimento e evolução”, e a economia sendo uma “ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços”. A união entre tecnologia e desenvolvimento resulta na crescente evolução eletrônica e econômica, presentes e interligadas no dia-a-dia do homem.

Ela também veio a influenciar o mundo econômico, incentivando a competitividade global, já que as inovações tecnológicas servem de suporte para o desenvolvimento econômico, estando presente na administração e produção de pequenas e grandes empresas.

Há um desdobramento de mudança acelerada que se aplica mais aos negócios e ao mundo econômico. Não só a velocidade das mudanças está ficando mais rápida, mas por várias razões, os mercados são capazes de adotar novas tecnologias mais rapidamente:

Novos produtos podem alcançar milhões de usuários em alguns meses, e o jogo Pokémon GO serve como um bom exemplo desse potencial: O jogo acumulou 50 milhões de usuários em apenas 19 dias, o que é um piscar de olhos em comparação com os automóveis (62 anos), o telefone (50 anos) ou os cartões de crédito (28 anos).
Pokémon GO - jogo

A tecnologia trouxe bastante melhorias à economia, pois permite que se criem melhores resultados nos estudos planejados, com menor esforço e custo, além de consentir que se crie um desenvolvimento muito mais aprofundado no produto final. Na área da saúde, por exemplo, o uso da tecnologia permite que se tenham aparelhos médicos mais avançados que possibilitem um melhor atendimento à população, com métodos precisos e modernos. Essas mesmas tecnologias aplicadas na área da saúde também permitem ao governo ter um orçamento mais enxuto, levando em conta que os estudos científicos impedem avanços de doenças, que poderiam causar um desembolso governamental na contenção de pandemias, por exemplo, muito maiores do que os investimentos no avanço tecnológico.

Assim, a tecnologia afeta diretamente a economia em diversos fatores e, ao longo do tempo, as inovações tecnológicas provocaram um grande crescimento econômico em todos os setores. Em termos industriais, inovações como a automação de processos e tarefas e a capacidade de aumento da capacidade produtiva revolucionou todas as linhas de montagem e produção no mundo.

Por tudo isto, podemos afirmar que a economia e a tecnologia estão correlacionadas e são co dependentes uma da outra visto que é impossível haver crescimento apenas numa delas. Isto atesta ainda que, mais do que afetar a economia, a tecnologia é parte chave e integrante do seu sucesso e crescimento.

About Quézia Godoy

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário